Mais uma época festiva se aproxima e também mais um final de ano. Normalmente nesta altura do ano somos “bombardeados” com publicidade por todos os lados em todos os lados, basta sair de casa. No digital não é exceção! Para quem tem negócios online; blogues, websites, lojas online, etc e pretendem aumentar as vendas aproveitando a euforia do natal e da passagem do ano, deverá ter traçado uma estratégia e até um plano B se as coisas não correrem bem como o previsto. Vamos lá então.

Onde encontrar dados para saber que tipo de buscas e procura os utilizadores fazem na Internet nesta altura do ano? Há uma ferramenta do Google onde podemos ver as tendências de pesquisas em anos anteriores e em Portugal. O Google Trends.

Nesta imagem em baixo(print do Google Trends) na barra de pesquisa podemos consultar logo aí dados referentes a tópicos do nosso interesse. Mais ainda, clique onde diz [Clique aqui para explorar] e vai obter um menu com mais tópicos de consulta:

Google trends - explorar informação

Mas o Google Trends não é só isso… Agora, vou partilhar uma técnica onde podem encontrar vários tópicos(alguns de nicho, outros nem tanto) onde poderá explorar informação que foi/está a ser mais falada no Google. E a partir daí poderá perceber e criar muita coisa… Mas já lá vou.

Google Trends - tabelas de classificação

Ao clicar em tabelas de classificação vai obter vários blocos de vários temas com mais pesquisas e tendências. Mas antes não se esqueça de escolher Portugal e o ano a que pretende recolher informação. É normal ter apenas dados de anos anteriores.

Google Trends - tabelas de classificação 2

Agora, tal como falei em cima, vamos ao mais importante e vou explicar uma técnica para se conseguir bons conteúdos que sejam uma tendência nas pesquisas, mesmo sendo de anos anteriores. Reparem nas várias tabelas que essa página apresenta, eu escolhi o bloco das tendências Como..? apenas para explicar como exemplo:

Google Trends - tabelas

Qual a conclusão a tirar deste bloco do Google Trends?

Muito simples: só com este bloco de tendências que a ferramenta Google Trends nos dá, já sabemos quais os 10 principais termos com mais tendência e pesquisas no ano de 2014 em Portugal. Vou “pegar” no 10º resultado: Como limpar marfim… Estes termos poderão ser muito interessantes para criarmos um nicho e assim avançar com um blogue ou site sobre esta temática.

Se o nosso negócio estiver relacionado de alguma forma com tecidos, então o 8º resultado(Como tingir tecido…) é sem dúvida uma aposta a fazer. Então, pode-se criar um artigo no blogue da nossa empresa sobre Como tingir tecido e optimizar para conseguirmos o melhor posicionamento possível no Google para estes termos.

Estes, são apenas 2 exemplos que podemos extrair desta ferramenta. Mediante a nossa área de negócio, temos de analisar quais os termos se encaixam para nosso proveito! Agora já não tem desculpas para dizer que não sabe o que escrever no blogue da empresa! Com o Google Trends fica a conhecer o que os utilizadores online procuram, mais ainda, quais os mais pesquisados p/ano e as tendências.

Conheciam esta técnica do Google Trends?

Mais artigos:

  • Evento: Exemplos de sucesso na economia digitalEvento: Exemplos de sucesso na economia digital No passado dia 14 de Abril, estivemos mais uma vez presentes como expositores num evento que decorreu na cidade do Porto, mais concretamente na empresa Gamobar. Estivemos entre as melhores […]
  • Sabia que o Google faz alterações nos seus algoritmos todos os dias?Sabia que o Google faz alterações nos seus algoritmos todos os dias? Para todos aqueles que pensam que SEO é implementar umas técnicas e já está, desenganem-se porque é muito mais do que isso... Quem não perceber que os resultados do trabalho de SEO […]
  • Tendências do SEO a curto prazo?Tendências do SEO a curto prazo? É obrigatório que todos os profissionais de SEO estudem constantemente nas diversas fontes de informação existentes por toda a web. Mesmo que os conteúdos sejam mais do mesmo ou até […]
  • Canonical Tag – O que é e para que serveCanonical Tag – O que é e para que serve Na optimização On-site, na grande maioria das vezes encontramos problemas com páginas em que o conteúdo é praticamente todo igual à execeção por exemplo; das cores, dos tamanhos, números, […]
  • Estudo de keywordsEstudo de keywords Diria que, para qualquer estratégia de Marketing Digital, seja SEO, publicidade no Google(Adwords), content e inbound marketing e até nas redes sociais, um bom estudo de keywords e de […]
  • O Blog é importante dentro ou fora do site principal?O Blog é importante dentro ou fora do site principal? Esta é uma questão muito importante no que toca a uma estratégia de SEO que me perguntam muitas vezes: o Blog deve estar dentro ou fora do site? Neste artigo vou tentar explicar de forma […]

Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *