Estudo de keywords

estudo de keywords

Diria que, para qualquer estratégia de Marketing Digital, seja SEO, publicidade no Google(Adwords), content e inbound marketing e até nas redes sociais, um bom estudo de keywords e de termos que os potenciais clientes e visitantes pesquisam online para encontrar respostas é de extrema importância.

Existem diversas ferramentas que ajudam os profissionais de Marketing Online a conseguirem obter essas keywords e assim perceberem melhor qual o público-alvo a atingir.

Há estudos que comprovam de que as palavras-chave com 3 ou mais termos(keywords long-tail) numa média de 70% de todas as buscas, estas convertem 4 a 5 vezes mais.

Ver aqui caso de sucesso SEO »

Com a quantidade de termos e keywords que essas ferramentas nos disponibilizam, somos nós os profissionais de marketing digital que temos de analisar, filtrar e perceber o que de facto o nosso público-alvo procura para depois criarmos os conteúdos necessários com as respostas certas.

Podemos afirmar que existem 3 tipos de pesquisas/keywords:

Informativas:
As pesquisas feitas pelos utilizadores que procuram informação sobre algo, tais como:

  • O que – Exemplo: o que é SEO
  • Quem – Exemplo: quem matou John F. Kennedy
  • Onde – Exemplo: onde comer em Lisboa
  • Quando – Exemplo: quando muda a hora
  • Porque – Exemplo: porque kurt cobain se matou
  • Os(As) melhores – Exemplo: as melhores músicas de 2016
  • Etc…

Navegacionais/investigação comercial:
Quando as pesquisas são feitas já com algum conhecimento do nome das marcas, nomes dos produtos ou serviços e até dos locais de venda. Tais como:

  • Cores – Exemplo: camisa preta
  • Tamanhos – Exemplo: camisa pequena, média, grande, XL
  • Sexo ou idade – Exemplo: camisa para homens ou crianças
  • Localização – Exemplo: camisas em Lisboa
  • Marcas concretas – Exemplo: camisas ZARA
  • Produtos ou serviços concretos – Exemplo: camisas slim fit
  • Etc…

Transacional
Muito utilizado em lojas online, porque já existe uma intenção direta(já para comprar) por parte do utilizador que faz a pesquisa. Tais como:

  • Comprar – Exemplo: comprar camisas online
  • Venda de – Exemplo: onde vende camisas em Lisboa
  • Preço – Exemplo: preço de camisas pretas
  • Desconto – descontos online em camisas
  • Barato(s) – camisas baratas online
  • Etc…

Para além destes 3 grandes grupos, podemos ainda sub-dividir ou até mesmo adicionar  mais grupos, isso agora depende do tipo de público-alvo e nicho que queremos atingir.

O mais importante é perceber aquilo que os utilizadores procuram online para depois darmos as devidas respostas. Essas respostas terão de estar no site/loja online/blog ou outro projeto web.

E como é que fazemos?

Depois do estudo das keywords e de juntarmos várias(dezenas) de keywords e percebermos exatamente o que o nosso potencial cliente procura online, vamos então criar conteúdos com as respostas.

É aqui que recomendamos sempre a criação de uma secção de Blog ou notícias para que em cada nova página/artigo trabalharmos 1/2 keywords com a devida resposta.

Caso tenha dúvidas sobre estas questões, pode sempre contratar os nossos serviços de formação SEO.

 

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About Author

Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO. Fundador do 1º evento de SEO em Portugal[www.seoportugal.org]

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