Para todos aqueles que pensam que SEO é implementar umas técnicas e já está, desenganem-se porque é muito mais do que isso…

Quem não perceber que os resultados do trabalho de SEO apenas começam a aparecem gradualmente a médio ou longo prazo, então nem vale a pena contratar serviços de SEO.

A pressa é a maior inimiga do SEO

Agora, imaginem que os profissionais de SEO estão em constante alerta sobre tudo o que se passa nas SERPs e mais, sempre a fazerem constantes testes para se perceber como é que algumas técnicas implementadas podem ajudar a melhorar os resultados.

Muitas vezes conseguimos perceber que o Google lança Updates no seu algoritmo. Existem várias ferramentas online que analisam diáriamente o comportamento e oscilações dos resultados na SERP e que depois recolhem esses dados e mostram possíveis updates.

Google Updates-March 2017

Como podemos ver na imagem em cima, no mês de Março ’17 estão a acontecer muitas variações e com esta ferramenta [RankRanger] podemos concluir que certamente existiram updates no algoritmo do Google.

Outra ferramenta que devemos acompanhar de muito perto para fazer comparações com a anterior e ir analisando o comportamento do Google é a Mozcast onde eles, fazem também uma medição e que depois mostram os resultados em forma de “temperatura“. Até podemos implementar o widget no nosso site:

Weather provided by MozCast


Depois desta constante análise cabe aos profissionais de SEO tentarem perceber qual é que foi a nova atualização efetuada pelo Google para depois analisar se de facto foi implementada alguma técnica em que esta atualização possa “penalizar”.  Em SEO o que hoje funciona, amanhã poderá já não funcionar!

O Google faz atualizaçoes todos os dias

Agora imaginem, o Google está constantemente(todos os dias) a implementar melhorias no seu algoritmo! Por isso é que assistimos a muitas oscilações nos rankings.

Hoje podemos estar na 2ª posição dos resultados orgânicos, mas amanhã já podemos estar na posição 7 ou 8 ou até na segunda página. Esta inconstância nota-se cada vez mais, claro, há exceções e dependendo do nicho de atuação; já não é seguro estar durante muito tempo na 1ª posição.

Para comprovar o que estou a mencionar aqui neste artigo, que o Google faz atualizações todos os dias, Gary Illyes @methode funcionário no Google Suiça, mencionou num Tweet que pelo menos há sempre 3 atualizações no algoritmo por dia. Ver o Tweet:


Esta atualização mais recente foi para não valorizar os backlinks de baixa qualidade e até tentarem fazer alguma coisa contra as PBNs.

Portanto, o que funcionava como técnicas poderá já não funcionar ou então já não ser um fator com muito peso. Não nos podemos esquecer que são mais de 200 fatores que o algoritmo do Google se baseia para elaborar o seu ranking.

Claro que nem sempre as coisas são desta forma, ou seja o Google muitas vezes diz que faz uma coisa e afinal não foi assim tão evidente e depois vemos por vezes na 1ª posição websites que vão em contra a tudo o que o Google diz ou recomenda fazer!

Cada vez mais o melhor será dar as respostas corretas e o mais completas possível aos users que vão para o Google obter informações. Há quem diga que se fizermos as “coisas” certinhas como o Google gosta, mais tarde ou mais cedo o Google recompensará!

Já esperei muito tempo por essa recompensa e até hoje ainda não apareceu, portanto, depende!

Mais artigos:

  • Evento: Exemplos de sucesso na economia digitalEvento: Exemplos de sucesso na economia digital No passado dia 14 de Abril, estivemos mais uma vez presentes como expositores num evento que decorreu na cidade do Porto, mais concretamente na empresa Gamobar. Estivemos entre as melhores […]
  • Marcámos presença no evento ClickSummit 2016Marcámos presença no evento ClickSummit 2016 Nos dias 8 e 9 de Abril 2016 estive presente num dos maiores eventos presenciais ligado ao Marketing Digital que acontece em Portugal. Foi em Lisboa, no Clicksummit 2016. Foram 2 dias […]
  • SEO – profissionais, artistas ou agências?SEO – profissionais, artistas ou agências? Pois muito bem, eu não queria escrever sobre este assunto porque é um pouco delicado e pode ferir algumas pessoas mais sensíveis ao tema 🙂 . Mas vamos lá! Encarar "a coisa" de frente e […]
  • O Blog é importante dentro ou fora do site principal?O Blog é importante dentro ou fora do site principal? Esta é uma questão muito importante no que toca a uma estratégia de SEO que me perguntam muitas vezes: o Blog deve estar dentro ou fora do site? Neste artigo vou tentar explicar de forma […]
  • Canonical Tag – O que é e para que serveCanonical Tag – O que é e para que serve Na optimização On-site, na grande maioria das vezes encontramos problemas com páginas em que o conteúdo é praticamente todo igual à execeção por exemplo; das cores, dos tamanhos, números, […]
  • Criar conteúdos com o Google TrendsCriar conteúdos com o Google Trends Mais uma época festiva se aproxima e também mais um final de ano. Normalmente nesta altura do ano somos "bombardeados" com publicidade por todos os lados em todos os lados, basta sair de […]

Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *