Sabia que o Google faz alterações nos seus algoritmos todos os dias?

a inconstancia do Google

Para todos aqueles que pensam que SEO é implementar umas técnicas e já está, desenganem-se porque é muito mais do que isso…

Quem não perceber que os resultados do trabalho de SEO apenas começam a aparecem gradualmente a médio ou longo prazo, então nem vale a pena contratar serviços de SEO.

A pressa é a maior inimiga do SEO

Agora, imaginem que os profissionais de SEO estão em constante alerta sobre tudo o que se passa nas SERPs e mais, sempre a fazerem constantes testes para se perceber como é que algumas técnicas implementadas podem ajudar a melhorar os resultados.

Muitas vezes conseguimos perceber que o Google lança Updates no seu algoritmo. Existem várias ferramentas online que analisam diáriamente o comportamento e oscilações dos resultados na SERP e que depois recolhem esses dados e mostram possíveis updates.

Google Updates-March 2017

Como podemos ver na imagem em cima, no mês de Março ’17 estão a acontecer muitas variações e com esta ferramenta [RankRanger] podemos concluir que certamente existiram updates no algoritmo do Google.

Outra ferramenta que devemos acompanhar de muito perto para fazer comparações com a anterior e ir analisando o comportamento do Google é a Mozcast onde eles, fazem também uma medição e que depois mostram os resultados em forma de “temperatura“. Até podemos implementar o widget no nosso site:

Weather provided by MozCast


Depois desta constante análise cabe aos profissionais de SEO tentarem perceber qual é que foi a nova atualização efetuada pelo Google para depois analisar se de facto foi implementada alguma técnica em que esta atualização possa “penalizar”.  Em SEO o que hoje funciona, amanhã poderá já não funcionar!

O Google faz atualizaçoes todos os dias

Agora imaginem, o Google está constantemente(todos os dias) a implementar melhorias no seu algoritmo! Por isso é que assistimos a muitas oscilações nos rankings.

Hoje podemos estar na 2ª posição dos resultados orgânicos, mas amanhã já podemos estar na posição 7 ou 8 ou até na segunda página. Esta inconstância nota-se cada vez mais, claro, há exceções e dependendo do nicho de atuação; já não é seguro estar durante muito tempo na 1ª posição.

Para comprovar o que estou a mencionar aqui neste artigo, que o Google faz atualizações todos os dias, Gary Illyes @methode funcionário no Google Suiça, mencionou num Tweet que pelo menos há sempre 3 atualizações no algoritmo por dia. Ver o Tweet:


Esta atualização mais recente foi para não valorizar os backlinks de baixa qualidade e até tentarem fazer alguma coisa contra as PBNs.

Portanto, o que funcionava como técnicas poderá já não funcionar ou então já não ser um fator com muito peso. Não nos podemos esquecer que são mais de 200 fatores que o algoritmo do Google se baseia para elaborar o seu ranking.

Claro que nem sempre as coisas são desta forma, ou seja o Google muitas vezes diz que faz uma coisa e afinal não foi assim tão evidente e depois vemos por vezes na 1ª posição websites que vão em contra a tudo o que o Google diz ou recomenda fazer!

Cada vez mais o melhor será dar as respostas corretas e o mais completas possível aos users que vão para o Google obter informações. Há quem diga que se fizermos as “coisas” certinhas como o Google gosta, mais tarde ou mais cedo o Google recompensará!

Já esperei muito tempo por essa recompensa e até hoje ainda não apareceu, portanto, depende!

Mais artigos:

  • Estudo de keywordsEstudo de keywords Diria que, para qualquer estratégia de Marketing Digital, seja SEO, publicidade no Google(Adwords), content e inbound marketing e até nas redes sociais, um bom estudo de keywords e de […]
  • Principais fatores SEO em 2016 para conseguir melhores resultados no ranking do GooglePrincipais fatores SEO em 2016 para conseguir melhores resultados no ranking do Google A Searchmetrics.com todos os anos faz um estudo extensivo e bem completo dos vários fatores SEO que podem influênciar positivamente no ranking do Google. No final de cada ano civil os […]
  • Tendências do SEO a curto prazo?Tendências do SEO a curto prazo? É obrigatório que todos os profissionais de SEO estudem constantemente nas diversas fontes de informação existentes por toda a web. Mesmo que os conteúdos sejam mais do mesmo ou até […]
  • Infografia com fatores de posicionamento no GoogleInfografia com fatores de posicionamento no Google Para quem trabalha em SEO, sabe que existem diversos fatores que o Google leva em atenção para decidir o ranking das páginas nos resultados de busca. Esses fatores são o maior segredo do […]
  • Caso de sucesso – Costa AlentejanaCaso de sucesso – Costa Alentejana Este é um caso de sucesso de uma estratégia de SEO pensada desde o primeiro momento. Nós aqui na SEOlabs temos vários projetos(websites e blogs), criados para implementar testes, […]
  • Canonical Tag – O que é e para que serveCanonical Tag – O que é e para que serve Na optimização On-site, na grande maioria das vezes encontramos problemas com páginas em que o conteúdo é praticamente todo igual à execeção por exemplo; das cores, dos tamanhos, números, […]

About Author

Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO. Fundador do 1º evento de SEO em Portugal[www.seoportugal.org]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *