À data  deste artigo que estamos a publicar, resolvi fazer uma pequena análise da comemoração do Black Friday em Portugal em relação a estratégias de SEO. Segundo a Wikipédia: “Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelas empresas de retalho nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças naquele país, que é a 4ª quinta-feira do mês de Novembro.

Mas no que toca a Portugal, este dia já começa a ser um hábito na publicidade online, na TV, outdoors, etc. As próprias lojas a retalho e as marcas já fazem muita promoção de grandes descontos para este dia do ano, tentando assim trazer mais clientes para as suas lojas e marcas.

No online, chega quase a ser um “massacre” de tanta publicidade… No Facebook é só anúncios ligados ao dia Black Friday, em grandes portais igualmente, as nossas caixas de correio são invadidas com emails do Black Friday onde os conteúdos são baseados sempre na mesma coisa: grandes descontos! Enfim, neste dia é um “massacre” total que do qual ainda não consegui entender o porque que tudo e todos fazem sempre a mesma coisa; publicidade básica e óbvia.

Bom, mas vamos ao ponto que me interessa focar; estratégias de SEO para o dia Black Friday.

Em Portugal quando pesquisamos no Google por Black Friday, os resultados obtidos são de fora do país. Entendo que é um termo Inglês(Black Friday) e por isso o Google vai buscar os grandes sites mundiais e coloca-os nos primeiros resultados orgânicos.

Mas isso não é desculpa, porque é perfeitamente possível posicionar páginas portuguesas para termos em Inglês.

black-friday-pt

O mais curioso é que nas primeiras 2 páginas de resultados no Google para o termo black friday não aparece nenhuma empresa ou marca Portuguesa de retalho com descontos para este dia.

Portanto, o que posso concluir é que as empresas não estão a fazer NENHUMA estratégia de SEO para o dia black friday.

Preferem pagar por anúncios no Facebook, enviar campanhas de email que quase parecem estar a fazer SPAM e outro tipo de ações de publicidade.

Agora, qual o retorno do investimento(ROI)?

Isto leva-me a tirar outra conclusão; em Portugal estratégias de SEO não há!

Imagine que uma das páginas do seu site está bem posicionada no Google para o termo black friday, certamente não iria precisar de apostar em anúncios pagos e melhor ainda, todos os anos por esta altura a sua empresa já estava posicionada no Google, a receber visitas e potenciais clientes, ao mesmo tempo estando a aumentar as vendas!

Mais artigos:

  • Infografia com fatores de posicionamento no GoogleInfografia com fatores de posicionamento no Google Para quem trabalha em SEO, sabe que existem diversos fatores que o Google leva em atenção para decidir o ranking das páginas nos resultados de busca. Esses fatores são o maior segredo do […]
  • Canonical Tag – O que é e para que serveCanonical Tag – O que é e para que serve Na optimização On-site, na grande maioria das vezes encontramos problemas com páginas em que o conteúdo é praticamente todo igual à execeção por exemplo; das cores, dos tamanhos, números, […]
  • Estratégia de SEO da empresa ZaaskEstratégia de SEO da empresa Zaask Primeiro de tudo quero alertar que esta análise que vou publicar aqui neste artigo sobre como é a estratégia de SEO da empresa Zaask, não tenho nenhuma intenção em denegrir a marca/imagem […]
  • O que é SEO e quais as vantagensO que é SEO e quais as vantagens No Marketing Digital as variantes estratégicas podem ser várias e cada uma delas pode ser também uma mais valia para ajudar o seu negócio online a crescer. Dependendo sempre dos objetivos […]
  • Marcámos presença no evento ClickSummit 2016Marcámos presença no evento ClickSummit 2016 Nos dias 8 e 9 de Abril 2016 estive presente num dos maiores eventos presenciais ligado ao Marketing Digital que acontece em Portugal. Foi em Lisboa, no Clicksummit 2016. Foram 2 dias […]
  • Principais fatores SEO em 2016 para conseguir melhores resultados no ranking do GooglePrincipais fatores SEO em 2016 para conseguir melhores resultados no ranking do Google A Searchmetrics.com todos os anos faz um estudo extensivo e bem completo dos vários fatores SEO que podem influênciar positivamente no ranking do Google. No final de cada ano civil os […]

Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *