À data  deste artigo que estamos a publicar, resolvi fazer uma pequena análise da comemoração do Black Friday em Portugal em relação a estratégias de SEO. Segundo a Wikipédia: “Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelas empresas de retalho nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças naquele país, que é a 4ª quinta-feira do mês de Novembro.

Mas no que toca a Portugal, este dia já começa a ser um hábito na publicidade online, na TV, outdoors, etc. As próprias lojas a retalho e as marcas já fazem muita promoção de grandes descontos para este dia do ano, tentando assim trazer mais clientes para as suas lojas e marcas.

No online, chega quase a ser um “massacre” de tanta publicidade… No Facebook é só anúncios ligados ao dia Black Friday, em grandes portais igualmente, as nossas caixas de correio são invadidas com emails do Black Friday onde os conteúdos são baseados sempre na mesma coisa: grandes descontos! Enfim, neste dia é um “massacre” total que do qual ainda não consegui entender o porque que tudo e todos fazem sempre a mesma coisa; publicidade básica e óbvia.

Bom, mas vamos ao ponto que me interessa focar; estratégias de SEO para o dia Black Friday.

Em Portugal quando pesquisamos no Google por Black Friday, os resultados obtidos são de fora do país. Entendo que é um termo Inglês(Black Friday) e por isso o Google vai buscar os grandes sites mundiais e coloca-os nos primeiros resultados orgânicos.

Mas isso não é desculpa, porque é perfeitamente possível posicionar páginas portuguesas para termos em Inglês.

black-friday-pt

O mais curioso é que nas primeiras 2 páginas de resultados no Google para o termo black friday não aparece nenhuma empresa ou marca Portuguesa de retalho com descontos para este dia.

Portanto, o que posso concluir é que as empresas não estão a fazer NENHUMA estratégia de SEO para o dia black friday.

Preferem pagar por anúncios no Facebook, enviar campanhas de email que quase parecem estar a fazer SPAM e outro tipo de ações de publicidade.

Agora, qual o retorno do investimento(ROI)?

Isto leva-me a tirar outra conclusão; em Portugal estratégias de SEO não há!

Imagine que uma das páginas do seu site está bem posicionada no Google para o termo black friday, certamente não iria precisar de apostar em anúncios pagos e melhor ainda, todos os anos por esta altura a sua empresa já estava posicionada no Google, a receber visitas e potenciais clientes, ao mesmo tempo estando a aumentar as vendas!

Mais artigos:

  • O Blog é importante dentro ou fora do site principal?O Blog é importante dentro ou fora do site principal? Esta é uma questão muito importante no que toca a uma estratégia de SEO que me perguntam muitas vezes: o Blog deve estar dentro ou fora do site? Neste artigo vou tentar explicar de forma […]
  • Canonical Tag – O que é e para que serveCanonical Tag – O que é e para que serve Na optimização On-site, na grande maioria das vezes encontramos problemas com páginas em que o conteúdo é praticamente todo igual à execeção por exemplo; das cores, dos tamanhos, números, […]
  • Evento Digital Marketing Day’16 – GalizaEvento Digital Marketing Day’16 – Galiza No passado dia 15 de Outubro estive em Espanha, mais concretamente na cidade de Santiago de Compostela na Galiza. Da cidade do Porto a Santiago são apenas 2,5h de carro, portanto a viagem […]
  • Tendências do SEO a curto prazo?Tendências do SEO a curto prazo? É obrigatório que todos os profissionais de SEO estudem constantemente nas diversas fontes de informação existentes por toda a web. Mesmo que os conteúdos sejam mais do mesmo ou até […]
  • Presença na feira OMExpo 2018 em MadridPresença na feira OMExpo 2018 em Madrid Nos dias 25 e 26 de Abril de 2018 estivemos presentes na OMExpo 2018 em Madrid, Espanha. Mais uma vez marcamos presença no maior evento da península ibérica dedicado ao Marketing Digital. […]
  • Como subir à 1ª página do Google(resultado de testes SEO)Como subir à 1ª página do Google(resultado de testes SEO) Conseguir o posicionamento de palavras-chave na primeira página dos resultados do Google, não é assim tão simples como parece ser, nem como muitos profissionais/empresas/agências fazem […]

Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *