Conseguir o posicionamento de palavras-chave na primeira página dos resultados do Google, não é assim tão simples como parece ser, nem como muitos profissionais/empresas/agências fazem parecer ser…

O Google está sempre a atualizar e a praticar alterações no seu próprio algoritmo, neste artigo já falei um pouco sobre esse assunto. Pela minha experiência há uma ideia muito errada sobre todo este mundo SEO… O que posso dizer é que:

  • Não é um trabalho fácil
  • Não é um trabalho simples
  • Não é com um Plugin apenas que se consegue trabalhar o SEO
  • Os resultados das estratégias SEO implementadas podem demorar a surgir efeitos e por vezes não resultam
  • Não basta ler artigos de Experts dos USA e já sabemos como tudo funciona e como deve ser feita a estratégia de SEO
  • A pressa dos resultados é a maior inimiga do SEO
  • É necessário fazer muitos testes de estratégias SEO antes de se dizer que funciona ou não, em diversos nichos e mercados
  • O SEO não é só para programadores
  • Deve-se consultar várias ferramentas para tomar decisões em SEO
  • Todo o ecossistema SEO está em constante mudança. Hoje determinada técnica pode funcionar, mas amanhã essa mesma técnica já nao poderá funcionar
  • Nunca esquecer: são mais de 200 fatores que o algoritmo do Google leva em conta para determinar o ranking
  • E muito mais…

Poderia estar aqui a mencionar diversos pontos de SEO que durante todos estes anos consegui constatar e acompanhar.

Já me disseram e questionaram de tudo!

Para quem trabalha nesta area desconhecida do Marketing Digital temos de estar prparados para ouvir de tudo dos pseudo-entendedores que apenas leem artigos e que depois disso tiram as suas próprias conclusões.

No entanto, para quem trabalha à séria em SEO temos de fazer muitos testes de técnicas e estratégias de SEO

Por isso aqui na SEOLABS, valorizamos e muito a investigação e desenvolvimento de SEO.

Para nós o mais importante é aprender com tudo aquilo que investigamos e testamos para posteriormente tirarmos as nossas conclusões e aí sim implementar em projetos web.

Se ainda não conhecia esta nossa vertente do SEO, recomendo que leia a página sobre esta temática: I&D

Feito isto, vou então partilha um dos muitos testes e os respetivos resultados de uma estratégia SEO implementada num dos nossos projetos do Brasil.

O começo

Depois de muita investigação, percebemos que muito se falava na edição de conteúdos já publicados, juntando e complementado com mais conteúdo atual e voltar a publicar com a data atual.

Segundo várias fontes, esta técnica ajudava e muito a posicionar artigos antigos.

Ao percebermos que teríamos de testar esta técnica, resolvemos implementar num dos nossos projetos que temos para o mercado do Brasil e que já existe desde 2010. O Blog maiswebmarketing.com

O que foi feito

Depois de consultarmos a ferramenta SEMrush para analisar qual seria a keywords e o artigo do Blog que queríamos posicionar, escolhemos a keyword “o que é hangout” com uma média mensal de 1000 buscas no google.com.br.

keyword semrush

Esse artigo do Blog que tinha sido criado em Abril de 2014 e que nunca tinha chegado à primeira página de resultados do Google para o termo “o que é hangout” foi este aqui: clique aqui para ver o artigo em 2014.

Dezembro de 2016

Nesta data, foi quando editámos o artigo e o que fizemos foi:

  • Retirar texto que já estava desatualizado sobre a ferramenta Hangout
  • Adicionámos mais conteúdos atualizados
  • Adicionámos vídeos e mais imagens
  • Organizámos os títulos no conteúdos: <H2, h3…>
  • Por todo o texto tivemos de cuidado de colocar termos variantes e sinónimos da keyword principal

Ver aqui o resultado final da página já com todas as alterações implementadas: maiswebmarketing.com/o-que-e-um-hangout-e-como-funciona/

Agora, na imagem em baixo podem ver em que posição estava o artigo para a keyword “o que é hangout” nos resultados do Google.com.br

posição no google da keyword
Fonte: SEMrush

Este foi o ponto de partida, a página que queriamos posicionar na primeira página do Google.com.br e para o termo “o que é hangout” estava nesta data(Dezembro 2016) na posição 18 do Google.

Gostaria de alerta para o seguinte: reparem nos sites que estão nas posições acima do nossos artigo. O que quero dizer é que a concorrência era forte e isto seria apenas um teste à estratégia de SEO que estavamos a implementar.

RESULTADO

À data deste artigo(13 de Abril 2017), a keyword “o que é hangout” com uma média de 1000 buscas/mês no Google.com.br já está na 1ª página do Google!

Mais, está posicionado na 5ª posição da 1ª página de resultados!

Vejam na imagem em baixo retirada da ferramenta SEMrush:

resultados posicionamento no Google

Uma vez mais queria alertar para a concorrência que este termo/keyword tem. Não é assim tão fácil e simples conseguir chegar à 1ª página do Google.com.br…

CONCLUSÃO

A nossa conclusão final é de que agora, depois deste teste de SEO implementado e com resultados bem positivos obtidos, podemos afirmar que esta será uma boa estratégia a implementar para quem tem projetos web com muitos artigos criados e que já estão desatualizados.

Queria também alertar para o seguinte: SEO vive de muitos testes e só podemos afirmar o que quer que seja, quando investigamos, testamos e tiramos conclusões!

Este é um recado para todos!

Para quem não percebe de SEO e principalmente para os pseudo-entendedores de SEO, testem antes de dizerem asneiras 🙂

Obrigado por chegarem até aqui, é sinal que leram todo este artigo.

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Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO.

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