Este é mais um termo utilizado em SEO e que assim de repente num primeiro impacto parece algo complicado e até algo “do outro mundo”. Mas não, na realidade o crawl budget é muito simples de entender, assim até como o próprio SEO.

Não sabemos o porquê, mas quase todos pensam que o SEO é para programadores ou então é um mundo à parte do marketing digital mais complicado de entender…

Por vezes o problema está nos próprios profissionais de SEO que tendem a dizer e falar de “coisas” e termos em Inglês que ninguém percebe nada, apenas para marcarem a diferença e darem a entender que só eles é que percebem!

De uma vez por todas, SEO – Search Engine Optimization está acessível para todos! Basta terem vontade de aprender todos os dias!

Recomendo este nosso artigo: o que é SEO

Crawl Budget – O que é e para que serve

Vamos lá então explicar o que é o crawl budget e para que serve: é o tempo máximo que o crawler do Google vai dedicar a um determinado site (e suas páginas) no momento em que esta vai ser rastreada.

Esse tempo que o crawler do Google dedica a determinado website depende de vários fatores; autoridade desse site, conteúdo duplicado, páginas com erros, etc…

No entanto, segundo o Blog oficial para webmasters do Google, diz-nos aqui neste artigo que nem todos se devem preocupar com esta questão do crawl budget. Isto é, se tiverem um website com poucas dezenas de páginas, não será necessário preocupar-se com esta questão por o restreio das páginas pelo Google será feito sem problemas.

Agora se tiver uma loja online ou outro projeto web com alguns milhares de páginas, então esta questão deverá ter muita atenção e deverá optimizar o crawl budget referente ao seu website.

Atenção que o crawl budget não é um fator para o ranking do Google!

Mas que pode influênciar negativamente outros dos mais de 200 fatores!

Mas porque queremos que Google rastreie mais vezes as páginas do nosso site? Desta forma o Google vai melhorar todo o posicionamento em geral das páginas do site no ranking e assim aumentar o tráfego orgânico.

Como optimizar o Crawl Budget

Existem várias formas para optimizar o crawl budget de qualquer website, dependendo de cada projeto web, número de páginas e outras questões, aqui ficam alguns pontos a ter em atenção:

  • Melhorar/simplicar a arquitetura web do site em causa
  • Eliminar o conteúdo inútil que esteja no site
  • Melhorar a velocidade de carregamento das páginas do site
  • Detetar páginas com conteúdo duplicado e aplicar redirecionamentos(301)
  • Utilizar códigos de resposta HTTP
  • Etc…

Estes são apenas alguns pontos de entre muitos outros para melhorar e optimizar o crawl budget de um website.

Informação final

Uma vez mais, reforçando o que já foi referido em cima, esta questão do crawl budget será importante para grandes websites com centenas e milhares de páginas web, caso contrário, não vale a pena se preocupar que o Google consegue rastrear o seu website.

Importante; uma vez mais, não devemos complicar o rastreamento de páginas dos nossos website ao Google. Temos visto muitos website de clientes, com bastantes erros e até com barreiras que criam nos ficheiros robots.txt e no sitemap.xml que impedem o Google de aceder aos conteúdos. Se queremos melhorar o posicionamento no ranking do Google, então temos de autorizar e simplificar as páginas do site para que o Google aceda rapidamente, indexe e posicione! Simples.

Mais artigos:

  • Como subir à 1ª página do Google(resultado de testes SEO)Como subir à 1ª página do Google(resultado de testes SEO) Conseguir o posicionamento de palavras-chave na primeira página dos resultados do Google, não é assim tão simples como parece ser, nem como muitos profissionais/empresas/agências fazem […]
  • Hoje sexta-feira é dia de Black FridayHoje sexta-feira é dia de Black Friday À data  deste artigo que estamos a publicar, resolvi fazer uma pequena análise da comemoração do Black Friday em Portugal em relação a estratégias de SEO. Segundo a Wikipédia: "Black […]
  • Caso de sucesso – Costa AlentejanaCaso de sucesso – Costa Alentejana Este é um caso de sucesso de uma estratégia de SEO pensada desde o primeiro momento. Nós aqui na SEOlabs temos vários projetos(websites e blogs), criados para implementar testes, […]
  • SEO – profissionais, artistas ou agências?SEO – profissionais, artistas ou agências? Pois muito bem, eu não queria escrever sobre este assunto porque é um pouco delicado e pode ferir algumas pessoas mais sensíveis ao tema 🙂 . Mas vamos lá! Encarar "a coisa" de frente e […]
  • Presença na feira OMExpo 2018 em MadridPresença na feira OMExpo 2018 em Madrid Nos dias 25 e 26 de Abril de 2018 estivemos presentes na OMExpo 2018 em Madrid, Espanha. Mais uma vez marcamos presença no maior evento da península ibérica dedicado ao Marketing Digital. […]
  • Criar conteúdos com o Google TrendsCriar conteúdos com o Google Trends Mais uma época festiva se aproxima e também mais um final de ano. Normalmente nesta altura do ano somos "bombardeados" com publicidade por todos os lados em todos os lados, basta sair de […]

Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *