Mais uma época festiva se aproxima e também mais um final de ano. Normalmente nesta altura do ano somos “bombardeados” com publicidade por todos os lados em todos os lados, basta sair de casa. No digital não é exceção! Para quem tem negócios online; blogues, websites, lojas online, etc e pretendem aumentar as vendas aproveitando a euforia do natal e da passagem do ano, deverá ter traçado uma estratégia e até um plano B se as coisas não correrem bem como o previsto. Vamos lá então.

Onde encontrar dados para saber que tipo de buscas e procura os utilizadores fazem na Internet nesta altura do ano? Há uma ferramenta do Google onde podemos ver as tendências de pesquisas em anos anteriores e em Portugal. O Google Trends.

Nesta imagem em baixo(print do Google Trends) na barra de pesquisa podemos consultar logo aí dados referentes a tópicos do nosso interesse. Mais ainda, clique onde diz [Clique aqui para explorar] e vai obter um menu com mais tópicos de consulta:

Google trends - explorar informação

Mas o Google Trends não é só isso… Agora, vou partilhar uma técnica onde podem encontrar vários tópicos(alguns de nicho, outros nem tanto) onde poderá explorar informação que foi/está a ser mais falada no Google. E a partir daí poderá perceber e criar muita coisa… Mas já lá vou.

Google Trends - tabelas de classificação

Ao clicar em tabelas de classificação vai obter vários blocos de vários temas com mais pesquisas e tendências. Mas antes não se esqueça de escolher Portugal e o ano a que pretende recolher informação. É normal ter apenas dados de anos anteriores.

Google Trends - tabelas de classificação 2

Agora, tal como falei em cima, vamos ao mais importante e vou explicar uma técnica para se conseguir bons conteúdos que sejam uma tendência nas pesquisas, mesmo sendo de anos anteriores. Reparem nas várias tabelas que essa página apresenta, eu escolhi o bloco das tendências Como..? apenas para explicar como exemplo:

Google Trends - tabelas

Qual a conclusão a tirar deste bloco do Google Trends?

Muito simples: só com este bloco de tendências que a ferramenta Google Trends nos dá, já sabemos quais os 10 principais termos com mais tendência e pesquisas no ano de 2014 em Portugal. Vou “pegar” no 10º resultado: Como limpar marfim… Estes termos poderão ser muito interessantes para criarmos um nicho e assim avançar com um blogue ou site sobre esta temática.

Se o nosso negócio estiver relacionado de alguma forma com tecidos, então o 8º resultado(Como tingir tecido…) é sem dúvida uma aposta a fazer. Então, pode-se criar um artigo no blogue da nossa empresa sobre Como tingir tecido e optimizar para conseguirmos o melhor posicionamento possível no Google para estes termos.

Estes, são apenas 2 exemplos que podemos extrair desta ferramenta. Mediante a nossa área de negócio, temos de analisar quais os termos se encaixam para nosso proveito! Agora já não tem desculpas para dizer que não sabe o que escrever no blogue da empresa! Com o Google Trends fica a conhecer o que os utilizadores online procuram, mais ainda, quais os mais pesquisados p/ano e as tendências.

Conheciam esta técnica do Google Trends?

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Miguel Brandão

Desde de 2009 a ajudar websites a conseguirem o melhor posicionamento nos motores de busca com estratégias avançadas de SEO.

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