Para todos aqueles que pensam que SEO é implementar umas técnicas e já está, desenganem-se porque é muito mais do que isso…
Quem não perceber que os resultados do trabalho de SEO apenas começam a aparecem gradualmente a médio ou longo prazo, então nem vale a pena contratar serviços de SEO.
A pressa é a maior inimiga do SEO
Agora, imaginem que os profissionais de SEO estão em constante alerta sobre tudo o que se passa nas SERPs e mais, sempre a fazerem constantes testes para se perceber como é que algumas técnicas implementadas podem ajudar a melhorar os resultados.
Muitas vezes conseguimos perceber que o Google lança Updates no seu algoritmo. Existem várias ferramentas online que analisam diáriamente o comportamento e oscilações dos resultados na SERP e que depois recolhem esses dados e mostram possíveis updates.
Como podemos ver na imagem em cima, no mês de Março ’17 estão a acontecer muitas variações e com esta ferramenta [RankRanger] podemos concluir que certamente existiram updates no algoritmo do Google.
Outra ferramenta que devemos acompanhar de muito perto para fazer comparações com a anterior e ir analisando o comportamento do Google é a Mozcast onde eles, fazem também uma medição e que depois mostram os resultados em forma de “temperatura“. Até podemos implementar o widget no nosso site:
Weather provided by MozCast
Depois desta constante análise cabe aos profissionais de SEO tentarem perceber qual é que foi a nova atualização efetuada pelo Google para depois analisar se de facto foi implementada alguma técnica em que esta atualização possa “penalizar”. Em SEO o que hoje funciona, amanhã poderá já não funcionar!
O Google faz atualizaçoes todos os dias
Agora imaginem, o Google está constantemente(todos os dias) a implementar melhorias no seu algoritmo! Por isso é que assistimos a muitas oscilações nos rankings.
Hoje podemos estar na 2ª posição dos resultados orgânicos, mas amanhã já podemos estar na posição 7 ou 8 ou até na segunda página. Esta inconstância nota-se cada vez mais, claro, há exceções e dependendo do nicho de atuação; já não é seguro estar durante muito tempo na 1ª posição.
Para comprovar o que estou a mencionar aqui neste artigo, que o Google faz atualizações todos os dias, Gary Illyes @methode funcionário no Google Suiça, mencionou num Tweet que pelo menos há sempre 3 atualizações no algoritmo por dia. Ver o Tweet:
@i_praveensharma @rustybrick @JohnMu we have 3 updates a day in average. I think it’s pretty safe to assume there was one recently…
— Gary Illyes ᕕ( ᐛ )ᕗ (@methode) 9 de março de 2017
Esta atualização mais recente foi para não valorizar os backlinks de baixa qualidade e até tentarem fazer alguma coisa contra as PBNs.
Portanto, o que funcionava como técnicas poderá já não funcionar ou então já não ser um fator com muito peso. Não nos podemos esquecer que são mais de 200 fatores que o algoritmo do Google se baseia para elaborar o seu ranking.
Claro que nem sempre as coisas são desta forma, ou seja o Google muitas vezes diz que faz uma coisa e afinal não foi assim tão evidente e depois vemos por vezes na 1ª posição websites que vão em contra a tudo o que o Google diz ou recomenda fazer!
Cada vez mais o melhor será dar as respostas corretas e o mais completas possível aos users que vão para o Google obter informações. Há quem diga que se fizermos as “coisas” certinhas como o Google gosta, mais tarde ou mais cedo o Google recompensará!
Já esperei muito tempo por essa recompensa e até hoje ainda não apareceu, portanto, depende!